domingo, 28 de novembro de 2010

OS DIFERENTES SIGNIFICADOS E SENTIDOS DAS PALAVRAS.





Vivenciei uma situação com meu sobrinho que nasceu e mora em Barra do Garças, no Mato Grosso do Norte, divisa com Goiás. Há na fala deles, muitas palavras que para nós gaúchos é completamente desconhecida. Ele estava passeando na casa de meus pais aqui em Agudo, nas férias de verão. E numa tarde o Maollo foi andar de bicicleta, com uns menininhos vizinhos nossos e caiu. Os menininhos vieram correndo me chamar, que ele estava caído e não conseguia caminhar. Assustada sai correndo achando que ele pudesse ter quebrado alguma coisa. Quando cheguei perto, ele estava sentadinho no chão chorando, então tentei levantá-lo e colocá-lo em pé, ele me disse chorando “não posso “TRISCAR” meu pé no chão”. Não entendi o que ele disse e mesmo naquela situação, tive que rir e o pobrezinho chorando com o pezinho pendurado. Os menininhos também olhavam intrigados, sem entender nada. Parei de rir e disse, meu querido explica para a tia o que é “TRISCAR” e ele me disse acho que é “botar o pé no chão”. Peguei o Maollo no colo e fomos para casa, quando cheguei perguntei a minha irmã o que era TRISCAR” e ela me disse que era “não conseguir pisar no chão”. Eu nunca tinha ouvido tal palavra. Começamos massagear o pezinho dele e logo ele conseguiu “TRISCAR” o pezinho no chão. Convivendo com meus sobrinhos já vivenciei varias situações como esta, por exemplo, “ARRIBAR” que significa levantar, erguer “estar com a ARCA CAIDA” que é quando se tem muita dor nas costas. “ATENTA” que significa incomodar, perturbar. “CÃO CHUPANDO MANGA COM SAL” que significa uma criança que não obedece. Dar “PITÍ” expressão, usada para definir uma criança birrenta, ou teimosa. A fala do mato-grossense e muito diferente da nossa e mesmo minha irmã, nascida e criada no Rio Grande do Sul, acostumou-se e usa as expressões regionais daquele lugar. Vivenciei uma outra situação há bem pouco tempo, participei de um curso, onde o palestrante era de São Paulo; e durante sua palestra usou as expressões “CÃO DE ZORBA” para definir uma criança muito danada, medonha ou arteira. “PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER” expressão usada quando acontece alguma coisa muito absurda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário