sábado, 29 de janeiro de 2011

PRÁTICA LEITORA MULTIMIDIAL RECURSO

PRÁTICA LEITORA MULTIMIDIAL RECURSO

Plano de Aula:

Duração: Duas a Três semanas dependendo da turma.
Área de Abrangência: Alunos de Educação Infantil.
Elaborado: Pelas participantes do blog leituraesonho!blogspot.com/

TEMA: Hora do Conto

Objetivos a serem trabalhados:

GERAL: Estimular o gosto pela leitura, oportunizando o convívio prazeroso com os livros.
ESPECIFICO: Realizar a narrativa das histórias infantis;
                         Desenvolver a imaginação, a fantasia e a linguagem, aumentando o seu vocabulário;
                          Proporcionar maior facilidade de se expressar;
                          Criar oportunidades para as crianças se desinibir e se expressar.

JUSTIFICATIVA: O presente planejamento se justifica em razão da necessidade de educar os alunos para o hábito de ler com prazer, desenvolvendo o gosto pela leitura. Procurando ressaltar a Biblioteca Escolar como um local gostoso de ficar, tornando o livro um amigo e companheiro, fazendo com que o aluno adote valores em sua prática diária, diminuindo assim a agressividade entre os mesmos.
    A hora do conto procura estimular o desejo de ler, favorecendo a compreensão das formas de expressão oral, escrita, seqüência narrativa dos fatos, fazendo com que o aprendizado seja rico e prazeroso. Quando aprendemos por intermédio das histórias nunca nos esquecemos, pois este é um aprendizado que dura para vida toda e precisa ser alimentada com boas e inesquecíveis histórias.

METODOLOGIA:
    As atividades propostas neste planejamento serão desenvolvidas em forma de narrativas, fantoches, gravuras, álbum seriado, cineminha, dobraduras, livros, máscaras, roupas diversas para caracterizar os personagens, dramatizações, interpretação oral das histórias após a leitura, conversação orientada, enfim qualquer coisa que lembre o personagem ou o local onde a história se passa,  pois isso irá facilitar a compreensão do aluno.
    Ler a história e mostrar as gravuras pode deixar o livro aberto e virado para as crianças, á altura dos seus olhos, pois a criança aprende pelo exemplo prático, enfim quando uma história é bem lida, a criança sente um enorme prazer em ir acompanhando as imagens enquanto estão ouvindo a mesma.
OBS: Preparar o cenário sempre com antecedência, observando os mínimos detalhes para que cada história seja um momento especial.




CRONOGRAMA:

Histórias:
Data e Dia da semana:
O Vôo de Branquinha e Pretinha
(Lúcia Pimentel Goes)

O Leque da verdade.
(Adaptação de Maria Clara Machado)

Ond Tem Bruxa Tem Fada, Onde Tem Fada Tem Bruxa.
(Clássicos Infantis)

A Bruxa Moderna.
(Liliana Cinetto)

A Margarida Friorenta.
(Fernanda Lopes Almeida)

A Galinha Ruiva
(Baú do Professor)

A Casa Sonolenta
(Audrey Woord)

Chapéuzinho Vermelho
(Clássico Infantil)

O Galo e a Raposa
(Jean de Lá Fontaine)

Isto Não é.
(Alejandro Magallanes)

A Flor do Lado de Lá
(Roger Mello)

As Cores do Amor
(Luciano Trigo e Ilustração de Mariana Massarani )

O Batalhão das Letras.
(Mário Quintana e Ilustrações de Eva Furnari)

O Menino Que descobriu as Palavras

Pela Porta do Coração.
(Regina Coeli Rennó)

Zeca Cata Trecos.

OBS: Estas são algumas sugestões de leituras de leite que podem ser realizadas.







RECURSOS:
    Serão utilizados recursos diversos como: fantoches, sucatas, livros com gravuras coloridas, músicas diversas, cola, lápis – de - cor, papel pardo, tesoura, cartolinas, álbum seriado, recursos humanos, máscaras, roupas diversas para caracterizar os personagens, chapéus, cordão, canetão, sacos de papel, tinta guache, crepom, canetinhas, cola colorida e outros que forem necessários.

AVALIAÇÃO:
    Os objetivos do presente planejamento serão considerados atingidos se os alunos participarem ativamente das histórias, manuseando mais os livros e se os objetivos propostos no início forem atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário