PRÁTICA LEITORA MULTIMIDIAL RECURSO
Plano de Aula:
Duração: Duas a Três semanas dependendo da turma.
Área de Abrangência: Alunos de Educação Infantil.
Elaborado: Pelas participantes do blog leituraesonho!blogspot.com/
TEMA: Hora do Conto
Objetivos a serem trabalhados:
GERAL: Estimular o gosto pela leitura, oportunizando o convívio prazeroso com os livros.
ESPECIFICO: Realizar a narrativa das histórias infantis;
Desenvolver a imaginação, a fantasia e a linguagem, aumentando o seu vocabulário;
Proporcionar maior facilidade de se expressar;
Criar oportunidades para as crianças se desinibir e se expressar.
JUSTIFICATIVA: O presente planejamento se justifica em razão da necessidade de educar os alunos para o hábito de ler com prazer, desenvolvendo o gosto pela leitura. Procurando ressaltar a Biblioteca Escolar como um local gostoso de ficar, tornando o livro um amigo e companheiro, fazendo com que o aluno adote valores em sua prática diária, diminuindo assim a agressividade entre os mesmos.
A hora do conto procura estimular o desejo de ler, favorecendo a compreensão das formas de expressão oral, escrita, seqüência narrativa dos fatos, fazendo com que o aprendizado seja rico e prazeroso. Quando aprendemos por intermédio das histórias nunca nos esquecemos, pois este é um aprendizado que dura para vida toda e precisa ser alimentada com boas e inesquecíveis histórias.
METODOLOGIA:
As atividades propostas neste planejamento serão desenvolvidas em forma de narrativas, fantoches, gravuras, álbum seriado, cineminha, dobraduras, livros, máscaras, roupas diversas para caracterizar os personagens, dramatizações, interpretação oral das histórias após a leitura, conversação orientada, enfim qualquer coisa que lembre o personagem ou o local onde a história se passa, pois isso irá facilitar a compreensão do aluno.
Ler a história e mostrar as gravuras pode deixar o livro aberto e virado para as crianças, á altura dos seus olhos, pois a criança aprende pelo exemplo prático, enfim quando uma história é bem lida, a criança sente um enorme prazer em ir acompanhando as imagens enquanto estão ouvindo a mesma.
OBS: Preparar o cenário sempre com antecedência, observando os mínimos detalhes para que cada história seja um momento especial.
CRONOGRAMA:
Histórias: | Data e Dia da semana: |
O Vôo de Branquinha e Pretinha (Lúcia Pimentel Goes) | |
O Leque da verdade. (Adaptação de Maria Clara Machado) | |
Ond Tem Bruxa Tem Fada, Onde Tem Fada Tem Bruxa. (Clássicos Infantis) | |
A Bruxa Moderna. (Liliana Cinetto) | |
A Margarida Friorenta. (Fernanda Lopes Almeida) | |
A Galinha Ruiva (Baú do Professor) | |
A Casa Sonolenta (Audrey Woord) | |
Chapéuzinho Vermelho (Clássico Infantil) | |
O Galo e a Raposa (Jean de Lá Fontaine) | |
Isto Não é. (Alejandro Magallanes) | |
A Flor do Lado de Lá (Roger Mello) | |
As Cores do Amor (Luciano Trigo e Ilustração de Mariana Massarani ) | |
O Batalhão das Letras. (Mário Quintana e Ilustrações de Eva Furnari) | |
O Menino Que descobriu as Palavras | |
Pela Porta do Coração. (Regina Coeli Rennó) | |
Zeca Cata Trecos. | |
OBS: Estas são algumas sugestões de leituras de leite que podem ser realizadas. | |
RECURSOS:
Serão utilizados recursos diversos como: fantoches, sucatas, livros com gravuras coloridas, músicas diversas, cola, lápis – de - cor, papel pardo, tesoura, cartolinas, álbum seriado, recursos humanos, máscaras, roupas diversas para caracterizar os personagens, chapéus, cordão, canetão, sacos de papel, tinta guache, crepom, canetinhas, cola colorida e outros que forem necessários.
AVALIAÇÃO:
Os objetivos do presente planejamento serão considerados atingidos se os alunos participarem ativamente das histórias, manuseando mais os livros e se os objetivos propostos no início forem atingidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário