domingo, 5 de dezembro de 2010

LEITURA DE LINGUAGENS VERBAIS E NÃO VERBAIS


Brincando com as palavras

Eu e minhas colegas de blog, pensamos que é muito importante a relação palavra e imagem, em todas as fases da vida. Porém é na educação infantil e nós anos iniciais que ela é mais usada, pois a criança, não alfabetizada faz assim a associação. Percebe-se que com o tempo isso é deixado de lado, às vezes por nós professores que no dia-a-dia vamos esquecendo um pouco esta relação. E às vezes, pelos alunos que passam a achar que por lerem não necessitam fazer estas associações tão importantes. Na educação infantil e nos anos iniciais a descoberta do mundo letrado, faz com que a criança viaje, tudo que lhe é apresentado é interessante; ela busca sem cessar por este mundo que está sendo descoberto. As crianças pequenas fazem a associação da imagem com a palavra de uma forma tão clara, que às vezes nos surpreendem. Parece que para elas isso é mais cotidiano, do que para as crianças maiores, que acabam perdendo o gosto depois de alfabetizadas. Ou pensamos também, que com as crianças maiores as aulas às vezes, por serem mais corridas, desfavorecendo esse hábito. Com as crianças menores, tiramos um tempo maior para fazer estas observações, reflexões e análises, tão importantes no processo de leitura. Sem contar que desta forma o mediar o conhecimento torna-se mais lúdico, prazeroso, a brincadeira, vai lado a lado com o aprendizado. E isto favorece o interesse das crianças e este lúdico do processo ensino e aprendizagem; vai com o tempo dando lugar as aulas cansativas e maçantes para a criança. A velha questão dos conteúdos a serem atingidos, faz com que esqueçamos a maneira lúdica de ensinar e assim a criança vai perdendo um pouco a capacidade de imaginação e de associação; que deveria ser cada vez maior. Concordamos com o que diz o texto “de fato se for lúdico, bem-humorado, independentemente se é em prosa, ou verso, tende a agradar crianças de qualquer idade”. A poesia deve ser trabalhada com a criança primeiramente para desenvolver sua imaginação, criatividade, pensamento lógico, para possibilitar o encantamento o belo e o prazer. Pensamos que quando as crianças já gostarem de trabalhar com a poesia, quando a poesia já fizer parte do dia-a-dia do aluno; podemos sutilmente começar a trabalhar questões ortográficas, gramaticais entre outras. Não trabalhamos com as crianças maiores, mas observamos com os nossos filhos, que com o passar do tempo; fica cada vez mais difícil, analisar, interpretar e observar uma situação, para eles isso é perder tempo. Enquanto mediadores de leitura precisamos buscar uma forma de dar seqüência a essa forma tão importante de aprendizado, fazendo com que as crianças em todas as fases percebam essa importância. Sabemos que não é uma coisa fácil, devido a grande missão que a escola tem hoje; pois tudo que é importante, ou às vezes aparentemente importante, vem para ser trabalhado pela escola. Enquanto educadores precisamos usar a razão e o coração e sobre tudo a sensibilidade; para poder discernir o que é verdadeiramente importante para o aprendizado e para a vida de nossas crianças. Equipe do blog "leituraesonho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário